Sunday 14 July 2013

Vitamina D


Aproveitando a boleia dos últimos posts, onde tenho falado de sol, praia, quintais e churrascos, hoje vou abordar a questão da Vitamina D.

Para quem esteja a equacionar emigrar para um país com falta de luz solar durante grandes períodos de tempo, como é o caso dos Países Baixos, aconselho que esteja atento à questão da Vitamina D. A carência desta vitamina deixa-nos debilitados, fracos e tristes, além das consequências conhecidas para os ossos - devo dizer, que me assusta a quantidade de pessoas que vejo aqui a andar de cadeira de rodas e mobility scooters .

Há dois anos, quando fiz as primeiras análises, os resultados foram muito maus e tive de fazer um tratamento de compensação. Depois, voltei a sentir-me bem e este Inverno aguentei lindamente. Mas, em final de Maio último, senti-me pior outra vez e tive de tomar medidas. Voltei a introduzir salmão na dieta (há já algum tempo que não comia, silly me) e comecei a aproveitar todos os dias de sol que íamos tendo, quer no quintal ou indo à praia. E, embora tivesse passado bem durante o mês de Junho, e me sinta bem agora, pareceu-me melhor marcar uma consulta, just in case. E fiz bem. O meu médico telefonou-me, no final desta semana, a comunicar que, de facto, as análises mostraram que estou a precisar de um pequeno ajuste (nada tão sério como da última vez, dado que estou no nível mínimo desejável) e que a receita já seguiu para a farmácia. Amanhã vou lá buscar a minha dose.

Fica, por isso, o alerta: vigilância médica, salmão na dieta, apanhar sol no parque e no quintal, fazer praia sempre que possível (em diferentes épocas do ano, melhor ainda). No fundo, estar atento e adoptar uma atitude preventiva (e positiva), se queremos viver, por aqui, com o mínimo de alegria e bem-estar....

Uma boa semana para todos! :-)

6 comments:

Sami said...

Lembro-me de quando vivemos na Alemanha, as criancas tinham q tomar vitamina D desde recem nascidos!
Aqui na Australia, apesar de tanto sol, com medo de queimaduras e cancro de pele, muita gente cobre as pernas e bracos e nao apanha suficiente vitamina D.

Presépio no Canal said...

Ainda cheguei a tomar óleo de fígado de bacalhau quando era miúda. ;-)
De manhã, quando faço os meus 10 minutos de terapia solar, não ponho protector, para ver se consigo alguma vitamina D. E nas caminhadas também já deixei de pôr (excepto no rosto).

GL said...

Por incrível que possa parecer não sabia a enorme importância da vitamina D, talvez, quem sabe, por viver num país onde o sol é uma constante.
Sabia, como é óbvio, a necessidade do equilíbrio vitaminíco para o bom funcionamento do organismo, mas que a falta da D tivesse implicações tão graves não, não sabia.

Obrigada pela "dica".

Cuide de si.
Se pudesse enviava-lhe um pouco do nosso belíssimo sol. :)



Presépio no Canal said...

É preciso ter muito cuidado. Ficamos muito cansados devido à fraqueza muscular, o sistema imunitário é afectado, e ficamos também um bocadinho down. Obrigada pelo envio do nosso Sol! Olhe que chegou bem, o dia de hoje esteve espectacular ;-))
Bjs!

Angela said...

Quero ver se trato de tomar suplementos vitamínicos para o próximo Inverno - a ver se o passo melhor do que este último!

Presépio no Canal said...

Agora tens de estar em forma também pela Maria ;-)
Tudo a correr bem!