Friday 26 June 2015

Vou mais ou menos assim...a curtir os 40....



Gostei da caminhada matinal de hoje pelas ruas frondosas do bairro.

Está um calorzinho bom, que aconchega.

Hoje bebi um smothie de vegetais e soube-me muito bem.

Retomei as aulas de Pilates, Stretching e Meditação e tem sido muito relaxante.

Ontem, petisquei só um bocadinho de comida indonésia (tenho de evitar os fritos, mas, como foi oferta da M., dei só uma trincadela). 

A dieta que iniciei em Portugal, durante as férias, está a desintoxicar-me e a "fechar" o meu estômago. O meu corpo queixa-se muito quando como fritos, carne vermelha, sumos ditos naturais de garrafa (por causa dos açúcares), pão, batatas, massas, pizzas, arroz. Já nada disto me sabe muito bem e praticamente deixei de comprar. O corpo reage mal a estes alimentos: fico inchada, parece que vou explodir e me deram uma sova. Vá lá, duas colheres de arroz ou duas batatas pequenas e pronto.

Tenho levado a dieta mais a sério, sem qualquer tipo de sacrifício. Deixei de beber café em casa (na rua, já pouco bebia), ingerir açúcar (usava do amarelo), comer fiambre e queijo Gouda. Agora, ao pequeno-almoço, bebo um copo de água morna com gotas de limão, como um kiwi, cereais e tomo um Yakult. A meio da manhã, um iogurte Activia. Tenho comido mais amiúde, saladas, carnes brancas e cremes de legumes, frutos vermelhos, nozes brasileiras, peixe e marisco e o Hipotiroidismo agradece. Mas devo confessar que às vezes prevarico - em casa da I., por exemplo, comi pão com manteiga (era boa!) e marmelada caseira (há quanto tempo!!). Estou mais controlada com os chocolates. O pior foi no outro dia, em casa de uma amiga holandesa, que me preparou um pratinho deles, cada um melhor que o outro. O meu vizinho J. também faz uns bolos muito bons e, de vez em quando, aparece aqui com umas fatias.

Soube-me bem um Martini Lichees que bebi no outro dia no Momo, em Amsterdam. Mas noto que o álcool afecta-me mais do que dantes. O corpo está a mudar. São os 44? Talvez. As duas cervejas Palm que bebi com a R., no nosso jantar em Hertogen Bosch, souberam-me bem, mas, depois, senti-me que a modos que "intoxicada". Ultimamente, apetece-me muito chá de menta fresca. 

Gosto de rever as minhas amigas quando regresso de Portugal. E de lhes dar os presentinhos que trouxe da terra-mãe. Ainda falta a H., que gosta tanto de chá como eu. E gosto dos convites que me fazem, dos sítios onde me levam. Sempre gostei de surpresas, de descobrir coisas novas.

Também dei um presente a mim própria: fiz uma Tao Massage na Rituals que me soube pela vida (é feita com bambus). A Rituals é holandesa. Não sabia até vir para cá.

Estou a gostar dos 40. Estou a respeitar-me mais, ao nível da saúde, do relacionamento com os outros, do relacionamento comigo.

Noto que cada vez gasto menos e cada vez dou mais. Estou mais e mais minimalista. Amanhã vou dar 15 sacos cheios de coisas bem estimadas. Chego à conclusão que quando me juntei, entusiasmei-me nas lojas para a casa, sem contar que já tinha muito enxoval e também aceitei muitas coisas que não me faziam falta. Ter vindo para a Holanda ensinou-me a deixar ir, a fluir, a simplificar.

Há momentos, em que gosto especialmente de viver neste país. Ontem fomos à Summer Night Shopping na cidade (não para comprar, mas para ver as actividades de animação) e reparámos que ninguém levava indevidamente as almofadas que a Waar, uma loja de comércio justo, expôs para venda nos bancos da cidade. Não tenho nada da Waar, mas já comprei para oferecer. Mais, eles vendem produtos da Artelusa.

Continuo a não reparar nas montras quando vou ao Red Light District. Só tenho olhos para os edifícios.

Detesto o cheiro a charros que às vezes sinto nas ruas, sobretudo em Amsterdam. Blhéc! Que seca!

Temos descoberto restaurantes novos. E bons. E aceito sugestões.

No carro, tenho ouvido David Bowie, Waterboys e Annie Lennox. Muito.




6 comments:

APS said...

Perante tanta "privação" (do meu ponto de vista), confesso que fico um tanto ou quanto perplexo. Muito embora eu acredite que somos (no sentido do Ser) aquilo que queremos e o esforço da nossa vontade fortalece, por íntima harmonia.
Tirando a minha Colite, com que tenho aprendido a viver, desde os 18 anos, e os sinais próprios da idade, que me obrigam a algumas precauções, ciclicamente, vou andando...
A incensada dieta mediterrânica vou-a utilizando, mas naturalmente. O almoço de hoje, por exemplo: uma série de "jaquinzinhos" (fritos),um caldoso arroz de tomate, salada (alface, tomate, pepino, cebola e pimento) e broa. Acompanhou um "Prova Régia" 2013, branco e fresco. À sobremesa, 4 ou 5 cerejas do Fundão. Café (arábica/robusta, fifty fifty). E a digestão fez-se bem...
Um bom fim-de-semana!

Presépio no Canal said...

Só coisas boas e que eu gosto! Fiquei a salivar daqui...:-)) Esse prato não me faria assim muito mal, desde que não comesse muito e tirasse aí algumas coisas da salada (cebola, pimento). O vinho teria que ser 1 copo só e a broa (que gosto muito), seria só uma dentinha (o milho não é bom para mim). Cerejas, sem problema.
A dieta que estou a fazer é mesmo necessária por causa do hipotiroidismo. Eu gosto muito de comida italiana, por exemplo, mas já sei que a seguir fico de rastos. Costoletas de borrego, adoro! Mas fiz uma uma combinação perigosa aqui há dias: batatinhas, duas cervejas, e a entrada tinha sido pão com manteiga e a sobremesa tiramisú. Estava mesmo a pedi-las... Fiquei knock-out. É como se fosse intoxicação alimentar. Não posso mesmo. Só devia ter comido uma destas coisas.
Se eu quiser ter energia, tenho de comer de acordo com as indicações...Caso contrário, fico mesmo mal...E farinheiras? Adoro! O problema é depois...:-))
Bom fim-de-semana!

Sami said...

Ainda bem que a dieta controlada esta a resultar Sandra.
Aqui em casa tambem evitamos acucar, arroz, batatas, massa, pao, primeiro porque sou intolerante a gluten por isso certas coisas tambem me fazem sentir inchada e ate mal disposta, segundo porque desde que o meu marido foi diagnosticado com acucar elevado (pre-diabetes) cortamos os farinacios da nossa refeicao.
Resultado, ambos perdemos peso, o cholesterol e acucar do meu marido normalisaram tambem!
Agora se resolvemos sair da linha parece que a mais pequena coisa nos faz mal, mas enfim, tambem nos sentimos com saude e ambos na casa dos 50's e nao tomamos medicacao nenhuma!

Presépio no Canal said...

Sami, não posso mesmo prevaricar, porque, num instante, recupero os quilos que perdi. O meu metabolismo é mesmo muito lento...A vossa história dá-me força para continuar É bom saber que se sentem bem, saudáveis e com energia. :-) xoxo

Margarida Elias said...

Ainda bem que estás bem! Beijinhos!! :-)

Presépio no Canal said...

Obrigada, Margarida. Beijinhos! :-)