Thursday 26 November 2015

45 na Frísia (III e final)


O meu original "bolo de aniversário": Zeeuwse Bolus, o bolo típico da Zelândia (província do sul dos Países Baixos) e que é de origem judaico-portuguesa.
Gosto muito do sabor a canela do Zeeuwse Bolus e a forma faz-me lembrar os nossos bolos caracóis.
Acompanhado de um café de cevada, sabe lindamente pela manhã. Muito reconfortante.




Este ano quis algo bem mais simples. Estou a seguir um novo plano de reeducação alimentar e tenho de ter cuidado com os hidratos de carbono (Hipotiroidismo oblige). Há 2 meses, que a minha boca é um templo e já perdi 9 kg. Há ainda outros 9 para desaparecer e assim atingir o limite máximo do peso adequado à minha altura. E mais qualidade vida, sobretudo. Especialmente, menos cansaço. Sinto-me muito melhor com menos 14 kg ( no ano passado, consegui perder 5 kg, mas depois "estacionei"). Este ano, decidi que seria mais rigorosa e está a compensar. Estou com muito mais energia e um ar bem mais saudável. Espero que nas próximas análises, os meus níveis de colesterol já tenham normalizado também. Tenho trabalhado para isso ( evito fritos, etc).

Mas o dia era para prevaricar e já em Leeuwarden, comi uma deliciosa fatia de tarte de maçã e canela (nada mais Dutch), desta vez, acompanhada de um smothie de coco, ananás e maçã. E porque as coisas boas são para partilhar, digo já onde foi: no Barrevoets, que aconselho vivamente (comidinha caseira e só com produtos frescos).



O jantar foi num restaurante que adoro, o De Vrijheid (Liberdade), que fica numa aldeia ali próximo e vale a pena visitar, o Grou. Sempre gostei muito de explorar esses campos afora...
Na foto, a antiga quinta onde fica o restaurante.



Gostei especialmente dos amuses oferta do chefe: gelado de ostra com mousse e tártaro de pepino. Delicioso! Maravilha!



Gostei muito também de matar saudades da deliciosa manteiga da Frísia (há 2 meses que não toco em manteiga...).

E da simpática e atenciosa sobremesa (mousse e gelado de amoras):
Van Harte Gefeliciteerd / Muitos Parabéns!



Na carta de vinhos do restaurante, encontramos, imaginem, vinhos do Grou...mas de Portugal, Alentejo. No entanto, a nossa escolha acabou por recair num Tempranillo...

E, já que este post é sobre comida, digam lá se não casa/finaliza bem com o video que a Margarida, do blog Memórias e Imagens, me presenteou no dia do meu aniversário? Obrigada, Margarida!





Tenham um bom final de semana!

23 comments:

Love Adventure Happiness said...

Belo aniversário... parabéns :D
Parabéns também pela perda de peso, temos de nos sentir be, ;)

Aqueles bolos de canela comprava eu nos Açores, numa padaria na Relva (uma aldeia) e eram delicioso... Chamavam-se canelas mesmo e tenho mts sdds de os comer :D

Presépio no Canal said...

Vera,

Obrigada! :-)

Dica guardada. Um dia que vá aos Açores (que não conheço ainda), vou procurar as canelas (gosto muito do sabor). Obg. ;-)

Sami said...

Parabens Sandra pela perca de peso, e preciso muita forca de vontade, mas compensa!
Nunca pensei em gelado de ostra e musse de pepino, mas parece uma combinacao interessante.

Presépio no Canal said...

Sami,

Obrigada! :-)
Gostei muito da combinação (nunca tinha experimentado) e gostava de voltar a repetir.
O organismo está a mudar (a minha tolerância a certas coisas está a ficar pequenina, pequenina e mesmo que me saiba bem na altura, noto que depois o organismo não reage bem). A dieta que estou a fazer acaba por se tornar num alívio, pois é quando me sinto melhor, mais bem-disposta, sem incómodos.

Margarida Elias said...

Que bela festa!!! Muitos beijinhos e mais uma vez PARABÉNS!!!

Presépio no Canal said...

Margarida,

Soube bem o dia, mas, amiga, estou aqui com umas dorzitas abdominais, inchada e aumentei 1,5 kg...Ainda comi apfle strudel e baklavas (oferta de amigos queridos) e mais um Martini antes da refeição e etc...Não dá...Isto agora só lá vai a água e a sumos naturais...:-)))
Bjinhos!!

bea said...

Foi decerto um dia que a memória guarda. Parabéns pela perda de peso, se é o que deseja. E se se sente melhor que antes...avante. A saúde está primeiro. E para muita gente o aspecto também.

Tenho mau feitio para dietas, detesto andar a pesar-me para saber se engordei ou emagreci, facto que não contribui para a minha felicidade. Só fiz dieta uma vez, durante quinze dias. A princípio foi engraçado.Não penso repetir, salvo por razões de saúde e força maior. Quem não goste de mim assim, paciência, olhe para outro lado, há muito mundo à nossa volta e o perímetro é cada vez maior.

Tenho amigas que já foram gordas e agora são magras, que estragam as festas a falar das caminhadas que têm de fazer no dia seguinte só para manter o peso; ou, simplesmente, não comem. Na verdade preferia-as um pouquinho mais gordinhas e participativas; detesto pessoas que trazem o peso à conversa por isto e por aquilo e que se portam bem à mesa e fora dela, como se o resto do mundo se porte mal (ironia do destino, uma "boquinha santa" é alguém que não é esquisito e come bem tudo que lhe apresentam). Acrescento que as ditas amigas não tinham qualquer problema de saúde e a dieta foi para mudar a imagem além de, acho eu, um desafio pessoal - há quem não sobreviva sem eles. Passam a vida a narrar as não sei quantas vezes que fazem não sei o quê no ginásio e na elíptica e o diabo a sete (ginásio que também passou a desafio e em cada dia têm de ultrapassar-se).

E, no entanto, é verdade que o bem estar de cada um lhe pertence. E que não tenho nada com isso.

oh, a lonjura do comentário!

Presépio no Canal said...

Bea,

Máquinas no ginásio não são a minha praia. Gosto de fazer Pilates, Yoga, Bodybalance - traz-me muito bem-estar, mas máquinas, nope... E aulas de grupo com música muito barulhenta também não gosto.
Aquilo que estou a fazer é aprender a comer, de forma mais consciente, e é para ficar, não é uma dieta temporária, digamos. Tenho várias situações para gerir e tenho de moderar nalgumas coisas para me sentir melhor (há certas coisas que só como em momentos mais especiais). O Hipotiroidismo, por ex., deixava-me muito cansada, mas noto que desde que ajustei a alimentação, a minha qualidade de vida foi melhorando e ganhei mais liberdade, mais controlo na minha vida (veio complementar o comprimido diário).
Agora dietas por moda ou como único tópico de conversa é um tédio, concordo.
Uma seca, mesmo.

João Menéres said...

Oi, Sandra !

Devia dizer era AI, porque mousses de chocolate é comigo !
E quanto a tartes de maçã, aqui em casa, fazem-se muito boas !
Haverias de gostar, penso...

O HAPPY BIRTHDAY que a MARGARIDA ELIAS te ofereceu é uma delícia !

Fico contente com as notícias que li.

Um beijão.

João Menéres said...

Dei conta que, entre outras coisas, não referi as velas do bolo !
Parecem serpentes encantadas !
E quanto aos vinhos, direi que o de Grou, como alentejano, é um pedaço alcoólico !
Os TEMPRANILLOS, embora com outras designações, existem em vários países.
Creio que são de origem espanhola ( Rioja ? ).
Mas há-os em Portugal, Itália ( talvez com menor graduação, o que prefiro ), América do Sul e do Norte.

Outro beijo.

Dora said...

Isto tem muito bom aspecto e já os imagino com um balde de chá preto!
Parabéns pelos kgs perdidos. Vou fazer um post que és capaz de gostar...sobre esse assunto :)

Presépio no Canal said...

João,

As velas ficaram muito giras, não ficaram? Foi o meu marido que as descobriu.
O Tempranillo que bebemos era de Espanha. Nunca provei dos outros, que me lembre...
Também gosto muito de mousse de chocolate, mas esta era de pepino (nunca tinha provado e gostei muito).
Faz-se boa tarte de maçã em tua casa? Ai se os holandeses sabem...;-) Tens fila à porta - eles adoram tarte maçã (tem estatuto de doce nacional nos corações batavos). Eu não sou holandesa, mas ponho-me na fila também :-)) (gosto muito de tarte de maçã com canela). E maçãs na vaporieira com noz moscada, também.
O video da Margarida é giríssimo.

Beijinho grande

Presépio no Canal said...

Dora,

O que ri agora com essa do balde de chá preto! :-)))
Mas eu sou mais chá de gengibre (3 chávenas por dia). ;-)
Já vou ao teu cantinho ver o post. :-)

Dora said...

Ainda não escrevi...estou cheia de trabalho mas deixo-te este que foi muito importante, foi um marco.

Digo "balde" porque bebo muito chá e em caneconas! :)


http://sixdegreeesofseparation.blogspot.pt/2011/07/entao-nao-e-que-esta-coisa-do-exercicio.html

MR said...

Gostei imenso do seu bolo de aniversário.
Bom fim de semana!

Presépio no Canal said...

Dora,

Já li o post. Determinada. Assim é que é. A prova está que conseguiste bons resultados. ;-)
Olha, deixei-te uma dica num post mais antigo (perguntava se conhecias a Dama de Copas na Baixa).

Presépio no Canal said...

MR,

:-) O Zeeuwse sabe bem e tem direito a festival e tudo em Middelburg (capital da Zelândia).
Bom fim-de-semana! :-)

Dora said...

A resposta é que convinha ser no meu post. Lol
Eu respondi a isso da Dama de Copas lá no post desse assunto :)

Presépio no Canal said...

Dora,

O teu post não se refere a nada de passados escabrosos interessantes ;-)) Só bons exemplos a seguir e eu fui discreta...quando acho que até devia ter sido mais explícita (again, dás um bom exemplo). ;-)) "Goed gedaan" como se diz por aqui...

ana said...

Sandra,
Gostei do teu bolo que é muito parecido a um que fazem aqui, numa pastelaria perto de minha casa, com canela.

Parabéns pela dieta.
Também fiz e sei que é terrível deixar de comer coisas apetitosas mas depois sentimos-nos muito bem.

Fiz recentemente e também sinto menos cansaço.
Agora com o Natal vai ser uma desgraça, a família vem cá a casa e os doces crescem.
Adorei a tua festa. Parabéns ao teu marido que te proporcionou um dia memorável.

Beijinhos e que para o ano dupliques a festa. :))

Os olhares da Gracinha! said...

Quebrou a dieta com charme e sabores deliciosos! Também preciso perder peso...meu problema é petiscar! Boa noite amiga

Presépio no Canal said...

Ana,

Desde que cá vivo, a festa é sempre duplicada ou triplicada ou quadriplicada.
;-) Explico": é muito difícil fazer uma única festa (onde controlaria melhor o que como), pois é uma altura que os amigos estão em trânsito, ou a visitar o país de origem (India, Turquia, etc) ou em terras mais quentes e soalheiras; resultado:vários encontros consoante as disponibilidades, várias festinhas, muitos doces, mais uns kilos também...;-)) Uma desgraça para a linha, é o que te digo ;-))
Beijinhos e obrigada pelos teus votos. :-)

Presépio no Canal said...

Graça,

Como a compreendo...Também sou muito amiga do petisco...:-)
Beijinho e boa semana! :-)