Monday 15 May 2017

O Festival Eurovisão da Canção era hoje à noite?


No passado sábado à noite, uma mensagem do WhatsApp acorda-me um bocado estremunhada (tinha-me deitado há pouco tempo, mas já dormia tranquilamente). Era uma amiga turca, que me escrevia: "Hi Sandra. Do you watch Eurovisiesongfestival? I like Portugal song very much this year. I think he makes a good chance."

Quando vi a mensagem, meio em estado Bela Adormecida, lembro-me de ter pensado que não sabia a data do festival e lhe responderia no dia seguinte. Quase uma hora mais tarde, nova mensagem: "Yessss, Portugal won the contest! I knew it!" Nessa altura, tinha-me levantado para beber um copo de água. E foi assim que fiquei a saber que a Noite do Festival tinha acabado de acontecer, tínhamos ganho e não assisti em directo à nossa primeira vitória após quase 50 participações neste badalado concurso que tudo parava nos tempos da minha infância.

Juro que é verdade: eu não sabia que o Festival da Eurovisão era neste sábado à noite. Há 21 anos que não acompanho o evento - acabei por perder o entusiasmo, pois nunca ganhávamos, apesar de levarmos boas canções, na maioria das vezes.

No dia seguinte, ainda troquei umas mensagens com a minha amiga, que me enviou o video da participação portuguesa e várias imagens da bandeira verde-rubra. Entretanto, pelo meio da nossa conversa, uma outra amiga, desta vez do Azerbaijão, enviava-me também os parabéns pela nossa vitória: "Gefeliciteerd met de overwinnig van Portugal in de Eurovision Song Festival", acompanhada de muitos emojis. Nesse momento, decidi investigar, mais a fundo, quem era o Salvador Sobral (só conhecia a interpretação da canção "Amar pelos Dois", que tinha escutado há uns dois dias, por curiosidade e sem me inteirar mais sobre a Eurovisão). No fim, acabei por descobrir este video que gostei bastante (a partir do 1:38) e aqui vos deixo...





Para o Salvador Sobral e a Portugal, Muitos Parabéns, por esta nossa primeira vitória no Festival da Eurovisão da Canção com o tema "Amar pelos Dois"!

Votos de boa semana para todos!


6 comments:

Margarida Elias said...

:-) Eu vi em directo! A minha filha até votou (noutros países, porque não podemos votar em Portugal) e foi uma bela surpresa. Também já não via o festival há muitos anos, mas coincidiu a minha mãe e o meu irmão virem jantar a minha casa. Ver o festival em família deu-me uma certa nostalgia dos anos 80. E a votação foi emocionante. Beijinhos!

Love Adventure Happiness said...

Eu vi em directo... Até fiquei nervosa, o que não esperava nada!

Os olhares da Gracinha! said...

Eu apanhei o momento em que ele venceu pois andei um pouco desligada do festival!
Estranhei...entranhei e gosto!!!
Bj

Sami said...

Eu soube que Portugal tinha vencido mal acordei no Domingo de manha, mas aqui na Australia o espectaculo foi transmitido no Domingo a noite. De maneira que ainda consegui ver o Salvador a cantar.
Tambem ja tinha investigado o seu percurso de cantor atraves dos Idolos. Tem muito talento!

bea said...

Salvador Sobral é o meu "Menino do Rio" desde o primeiro álbum ou talvez um pouco antes, quando um jovem que o tinha ouvido na abertura de um concerto, mo deu a conhecer no youtube. Acho que perdia um bocado se não lhe conhecesse o canto.
E não há vitória mais merecida que a sua e a de Luísa Sobral. Foi muito bonito vê-los aos dois a cantar.
Também me esqueci do festival; só no dia seguinte, num blogue, soube que tínhamos ganho. Foi bom na mesma:).

MR said...

Eu vi uns bocadinhos: vi o Salvador Sobral a cantar e vi uns bocados da votação.
Já foi tempo em que se faziam umas jantaradas para assistir ao Festival da Canção e ao da Eurovisão. Agora até me esqueço deles.
Não dava nada pela canção (apesar de eu ser fã da Luísa Sobral), mas fiquei contente porque o rapaz tem 'carola'. Não é nenhum tonto.
Boa semana!